Chama-se de biosfera a região de nosso planeta onde habitam todos os seres vivos. Nela, a vida é permanentemente possível. Essa parte da Terra é o espaço que vai desde a altitude de 6.200 metros até profundidade de cerca de 10.100 metros. Isso inclui todos os ambientes onde existe vida: o terrestre, o de água salgada e o de água doce.
Uma parte da biosfera pode ser estudada de modo isolado recebe o nome de ecossitema. São exemplos de ecossitema: uma floresta, um lago ou um pântano tornados em sua totalidade. Ou seja, o ecossistema é um conjunto, que compreende os seres vivos, o meio ambiente onde vivem e as relações que esses seres mantêm entre si e com o meio.
O Brasil tem pelo menos nove tipos de vegetação que caracterizam os ecossitemas.

Ecossistemas brasileiros de acordo com sua localização territorial.

Ecossistemas brasileiros de acordo com sua localização territorial.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O que é Pantanal?

O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por savana estépica alagada em sua maior parte com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros [1], situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano), considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. O nome complexo vem do fato de a região ter mais de um Pantanal dentro de si. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário